Buffet Crampon: Le Cool Sax

Poucos instrumentos são tão cool como o saxofone, e a Buffet Crampon faz os saxofones mais cool do mercado, com sotaque francês.

A Buffet Crampon é, literalmente, o resultado de um casamento feliz. Com mais de 190 anos de história, nasce em Paris a partir de uma pequena oficina de clarinetes fundada por Denis Buffet Auger, descendente de uma família respeitada de fabricantes de instrumentos. A tradição foi continuada pelo seu filho Jean-Louis que, com a parceria da sua mulher, Zoé Crampon, expandem o nome e a empresa, tornando-se numa das marcas de referência de instrumentos de sopro em França.

Vinte anos depois da invenção de Adolpho Sax, e apesar de todas as polémicas geradas por este novo instrumento, a dupla Buffet Crampon começa a produzir saxofones, alargando o naipe de instrumentos de sopro e investindo na qualidade do seu fabrico. A marca recebeu o devido reconhecimento na Exposição Mundial de 1899 e, menos de duas décadas depois, expandia o seu mercado para os Estados Unidos, onde novas sonoridades exigiam os melhores instrumentos.

O resto, como se diz, é história. Com um crescimento quer na produção quer na reputação, mantendo a qualidade dada pela tradição francesa das técnicas de fabrico e no avanço tecnológico na manufactura, a Buffet Crampon é um dos nomes mais importantes entre os fabricantes de instrumentos de sopro, desde clarinetes a flautas, de oboés a saxofones.

E é precisamente dos saxofones que vos queremos falar. Ou, se o vosso francês não estiver demasiado enferrujado, podem ouvir o que Michel Supéra tem para dizer sobre os saxofones Buffet Crampon, particularmente da série Senzo:


Caso não tenham percebido nada, Supéra é um músico experiente e multifacetado, que tanto toca a solo como com orquestras. Para ele, os saxofones Senzo da Buffet Crampon têm “um som redondo e quente” e um timbre rico em harmónicos que os torna modernos”. Segundo Supéra, é “um instrumento muito ergonómico que permite tocar intervalos complexos”, que é como quem diz “muito confortável para tocar coisas difíceis”. E o equilíbrio entre graves e agudos é excepcional.

Mas não é só Michel Supéra que gaba as qualidades dos saxofones Buffet Crampon, como podem ver neste pequeno vídeo onde a marca aborda as características principais destes instrumentos.

 


Se querem descobrir por vocês mesmos toda a riqueza do som dos saxofones Buffet Crampon, venham ao Salão Musical de Lisboa, e falem connosco. Temos as condições mais cool do mercado.

Sobre o autor

Relacionado

Comentários