Festivais de Jazz

Portugal está cheio de festivais de todos os tipos, e os que têm crescido mais por esse país fora são os de jazz. E alguns até são gratuitos. Vamos apresentar-vos cinco para animar as vossas noites deste Verão.

 

Ciclo Julho é de Jazz

Organizado pelo espaço cultural GNRation, este ciclo de concertos decorre em Braga de 3 a 18 de julho, e inclui ainda duas masterclasses que serão orientadas por Ohad Talmor, Miles Okazaki, Dan Weiss e Joe Morris.

O programa é o seguinte:

3 Julho – OHAD TALMOR TRIO FEATURING MILES OKAZAKI AND DAN WEISS

4 Julho – PETER BRÖTZMANN & STEVE NOBLE DUO

11 Julho – JOE MORRIS / ENSEMBLE SUPER MODERNE               

18 Julho – RODRIGO AMADO MOTION TRIO

Os bilhetes por concerto custam 9 euros.

Mais informações em http://www.gnration.pt/noticias/195#.WUWtBmjyuHs

 

Funchal Jazz Festival

A Madeira recebe a 13, 14 e 15 de Julho seis concertos com alguns dos melhores nomes do jazz contemporâneo, como Bill Frisell, o quarteto de Charles Lloyd e o acordeonista português João Barradas, que vai ao Funchal com o seu projecto Directions e conta com a participação especial de Greg Osby, no saxofone.

Mais informações em https://www.funchaljazzfestival.org/

 

Festival de Jazz de Viseu

Já na sua quinta edição, o Festival de Jazz de Viseu é organizado pela Gira Sol Azul, uma associação que visa promover a educação artística e desenvolver atividades dentro do âmbito cultural e artístico.

De 18 a 23 de Julho, o festival vai apresentar nomes como Bode Wilson, Axes, Coreto, Minta & The Brook Trout, entre outros, numa mistura de jovens nomes nacionais e internacionais. Haverá ainda um Workshop de Jazz orientado por João Martins, conhecido pelas suas colaborações com Os Azeitonas, Expensive Soul, Pedro Abrunhosa, entre outros.

Mais informações em http://www.festivaldejazzdeviseu.pt/

 

Jazz em Agosto

A Fundação Gulbenkian apresenta, de 28 de julho a 6 de agosto, a 34ª edição do seu festival de jazz, este ano com a participação de 14 projectos que, de acordo com a organização, conta com “a presença de músicos que ultrapassam barreiras geográficas em contínuo movimento, forjando novas associações e novas maneiras de pensar o jazz.”

Os preços por concerto variam entre os 12 e os 20 euros.

Mais informações: https://gulbenkian.pt/jazzemagosto

 

Quebrajazz

As míticas escadas do Quebra Costas, em Coimbra, recebem pela sexta vez o festival Quebrajazz. Este ciclo de concertos gratuitos e ao ar livre, acontecem todos os fins de semana de 23 de junho a 2 de setembro, com a participação de alguns dos músicos mais interessantes na cena jazzística portuguesa. A organização promete um degrauzinho para vocês.

Mais informações: https://www.facebook.com/QuebraJazz-320578198141184

 

Já têm muito com que preencher a agenda para os próximos meses.

Partilhem connosco as vossas recomendações e sugestões de outros festivais de que não tenhamos falado, ou de músicos que é imprescindível ir ver.

Sobre o autor

Relacionado

Comentários