Pautas para todos os gostos, grátis

O que para muitos são gatafunhos encavalitados em cinco (ou mais) linhas, para outros são constelações inteiras de música, são o diagrama da emoção que um compositor fixou em breves, semibreves, tons e intensidades. Saber ler uma pauta é fundamental na educação musical de qualquer músico exigente, porque lhe permite descobrir o caminho ainda antes de o fazer.

Nestes sites podemos encontrar pautas para vários instrumentos, estilos e épocas, que podem ser úteis não só para descobrirem a música que vos interessa tocar, mas também para poderem estudar como foram compostas algumas peças. E praticar, praticar, praticar.

musopen

O Musopen é capaz de ser o maior repositório de pautas prontas a descarregar da internet. Para além de milhares de documentos organizados por compositor, estilo e instrumento, podemos ouvir a rádio online deles que toca – precisamente – as peças que têm disponíveis.

As pautas são digitalizações de livros de música, e têm muito boa qualidade.

free scores

O free-scores.com é um pouco diferente. Para além de ter outra variedade, a maioria das pautas são acompanhadas por uma interpretação em áudio e/ou vídeo, que podem também guardar ou ver online. Um excelente exemplo é este Crux fidelis, de Grzegorz Miskiewicz.

 

 

all piano scores

Este site, como o próprio nome indica, é só dedicado a pautas para piano, e é muito mais seletivo. Apenas um pequeno grupo de compositores, a maioria bastante populares, alimenta este acervo de mais de mil pautas, preferindo poucos e de referência a muitos e desconhecidos. Ideal para quem quer mesmo estudar os clássicos do piano: Chopin, Debussy, Bartok, estão lá todos.  

8 notes

O 8notes é o mais avançado destes sites: não só temos acesso a uma biblioteca enorme de pautas como podemos ouvir a música enquanto seguimos cada compasso, com a possibilidade de mudar a velocidade e o acompanhamento (vejam a Ode à Alegria, para violino). Infelizmente não dá com todas as pautas mas não deixa de ser um repositório rico e interessante.

Se preferem o papel a um ecrã e de ter em casa uma estante recheada de livros de música e com música lá dentro, vejam as publicações que temos no Salão Musical de Lisboa. São de alta qualidade e para todos os gostos. Visitem-nos.

Sobre o autor

Relacionado

Comentários